PESQUISA CLÍNICA
Um ensaio clínico é uma pesquisa monitorada cuidadosamente antes do lançamento de um novo medicamento. É importante que medicamentos novos comprovem sua segurança e eficácia antes que sejam colocados nas prateleiras das farmácias para o uso da população.
Para garantir a segurança dos voluntários, antes que um medicamento seja testado em um ensaio clínico, ele já foi testado e estudado em laboratório. Esta pesquisa é usada para obter informações sobre os potenciais benefícios e limitações, antes que o medicamento seja testado em seres humanos. Todos os medicamentos testados pelo IBPClin já foram testados em grupos menores de voluntários saudáveis (fase 1), mas ainda precisam ser testados em grupos maiores de voluntários que apresentam a doença, antes de serem comercializados.
A fim de garantir que os ensaios clínicos sejam conduzidos de acordo com as regras pertinentes de direitos, segurança e bem-estar do participante, eles devem seguir um protocolo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A aprovação do medicamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é baseada nos documentos reunidos durante os ensaios. Caso os ensaios clínicos não comprovem uma eficácia e segurança suficientemente alta de um medicamento, ele não será aprovado para venda.
A pesquisa clínica tem como objetivo impulsionar a entrega de terapias e medicamentos que fazem a diferença na saúde dos pacientes e o crescimento do setor industrial na área farmacêutica.
Os profissionais da área sabem a importância de comprovar a veracidade das pesquisas, pautando seus resultados em evidências geradas através de ensaios clínicos milimetricamente elaborados.
Isso garante a seriedade e a credibilidade da indústria farmacêutica perante a sociedade, que deposita sua confiança nas soluções que a mesma disponibiliza.